quinta-feira, 9 de maio de 2013

Antiga Aluna


“Investigação em Cosmética e aplicações”, FF/ UL

Nome Completo: Helena Margarida de Oliveira Marques Ribeiro
Grau Académico (Área Científica): Doutoramento em Farmácia (Tecnologia Farmacêutica) em 25/01/2001.
Categoria Profissional: Professora Auxiliar de nomeação definitiva da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa
Outros Cargos ou funções relevantes no contexto do ensino ou da profissão farmacêutica: Foi responsável pelo departamento do Controlo de Qualidade, desenvolvimento de novos produtos; Responsável Técnica na Academia Científica de Beleza Madame Campos; Integrou um grupo de trabalho no Instituto de Farmácia e do Medicamento; membro da delegação portuguesa nomeada pelo INFARMED; Responsável do sub-grupo de Tecnologia Farmacêutica; Membro da Comissão Coordenadora do C. Cientifico da FFUL.

Actualmente, é consultora da indústria cosmética e farmacêutica (desde 1986) e membro da Comissão Técnico Cientifica de Cosmetologia, INFARMED (desde 2004)
Principal Área Científica de Interesse: Dermofarmácia e Cosmética; Desenvolvimento de fórmulas farmacêuticas tópicas.
Outras Áreas Científicas de Interesse: Formulação de produtos Cosméticos e de medicamentos tópicos; análise da estrutura e sua caracterização; reologia de sistemas dispersos. Análise da eficácia de produtos tópicos. Aspectos regulamentares dos produtos de saúde.

Centros ou Unidades de Investigação Científica que integra: iMed.UL (Research Institute for Medicines and Pharmaceutical Sciences).

Projectos de Investigação Científica que integra: Desenvolvimento e caracterização de formulações tópicas financiado pela indústria farmacêutica.

Sem comentários: